quarta-feira, 14 de março de 2012

Igreja apaixonada ?

Deus esta levantando uma geracao de apaixonados. Tenho ouvido isto ha algus anos e confesso que por um tempo achei uma declaracao romantica e bonita. A frase soa bem aos ouvidos e faz tilintar nossa alma. Mas ate que ponto isso tem origem em Deus? Se tem origem em Deus esta na biblia, pois a biblia é o testamento, e um testamento expressa a vontade daquele que o escreveu. Procurei, procurei, e fui ficando incomodado, pois nao achei. Vejo pregadores se valendo de textos que tem mais a ver com relacionamentos humanos do que com Deus, Esse meu post nao tem a intencao de expor esse ou aquele, nem de me tornar expert na bibla, pois nao sou, mas ao aderir a adoradores apaixonados, que querem tocar em Jesus, que querem sentar no se colo, que buscam desesperadamente SENTiR a presenca de Deus, eu me volto a palavra para buscar sentido para este evangelho emocional. Paixao e algo do coracao, que por sua vez é corrupto, enganoso. Oras, se meu coracao é corrupto, como posso me aproximar de Deus que é fiel, constante, com uma fe baseada na emocao? Sentimentos mudam e a paixao acaba.
Muda, porque a paixao é baseada em circunstancias emocionais, em sentidos que podem mudar a qualquer momento por causa de pensamentos. Por isso vemos tantos adoradores que outrora apaixonados, hoje sequer passam perto de igrejas. Vá conversar com eles e verá que a mesma paixao, ou melhor , a mesma origem da paixao, o sentimento, se tornou em frustracao, em odio , em repulsa por aquilo que um dia foi o seu porto seguro. Deus nao busca apaixonados, pois essa e uma fe infantil. Deus busca homens e mulheres maduros, que entendam sua palavra e que o obedeçam, sem reservas, inclusive no momento em que nao o entenderem. Um apaixonado busca seu bem estar e ate por isso, esses sao aqueles que buscam uma igreja onde se sintam bem, onde nao sao confrontados. Pobres cristaos, que nao andariam dois dias com Jesus. Imagina que Jesus disse a Pedro certa vez que ele, Pedro,  era um demonio. Credo! Os Pedros de hoje iriam processar o pastor, sair da igreja, etc.. Se voce e uma dessas pessoas que procuram uma igreja onde lhe beijem, lhe abracem, onde lhe falem que Deus precisa de voce, que voce e importante pra Deus, sinto dizer-lhe que voce e mais um desses dodóis problemáticos que nao vai vencer. Isto te choca? Kbom! Entao pense.

3 comentários:

  1. a natureza do vida cristã é da racionalidade, o culto racional é o indicado por Paulo, os dons são espirituais mas devem ser usados com maturidade, Creio que a]o grande problema em nossos dias é não entender que espiritual e racional são palavras correlacionadas, e que não são termos contraditórios e opostos. Ser espiritual é ser racional, ser emocional apenas é distanciar-se do racional e aproximar-se do irracional, animal desprovido de entendimento.
    A grande diferença entre homens e animais é a razão, o intelecto... o espirito.
    Parabéns Bispo pelo POst

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bispo! Grande texto! Aprendemos mais esta!

    ResponderExcluir

Voce pode comentar, mesmo que tenha opniçao diferente.